Sabem o que é discriminação? Não parece xD

Discriminar significa "fazer uma distinção". Existem diversos significados para a palavra, incluindo a discriminação estatística ou a actividade de um circuito chamado discriminador. O significado mais comum, no entanto, tem a ver com a discriminação sociológica: a discriminação social,racial, religiosa, sexual, por idade ou nacionalidade, que podem levar à exclusão social e são o assunto deste artigo.


Wikipedia


Dá ideia que alguns gays (homem/mulher) e bissexuais descrimina, mas em contrapartida não gosta de ser distinguido... Hum... Meninos, não acham isso contraditório?





Trabalho de um amigo que foi muito porreiro em me dar para eu publicar algumas partes :P (o Fábio)

1. Introdução
Os estereótipos, os preconceitos e a discriminação fazem parte do nosso dia-a-dia, por muito que tentemos mostrar o contrário. Mesmo aquelas pessoas que dizem não serem racistas, têm sempre uma parte dentro de si que os leva a tomar decisões em que usam a descriminação, porque todos estes actos não nascem connosco, mas são nos incutidos pela sociedade em que vivemos. Neste aspecto a sociedade tem um papel importantíssimo, porque forma indivíduos enchendo-lhes a cabeça de preconceitos. (...)

(...)quando os preconceitos estão estabelecidos parte-se para a descriminação, dando menos oportunidades a esses indivíduos, e desrespeitando-os, mesmo sendo seres humanos como os restantes e tendo os mesmos direitos.



Estereótipo -> Preconceito -> Discriminação



2. Estereótipos

(...)Podemos definir assim estereótipos como:

•Imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. São usados principalmente para definir e limitar pessoas ou grupos de indivíduos na sociedade. A sua aceitação é ampla e culturalmente difundida no ocidente, sendo um grande motivador de preconceito e discriminação.


As crianças desde muito cedo começam a interiorizar os estereótipos, o que lhes vai permitir saber como devem agir, o que podem esperar dos outros e o que os outros esperam delas. Logo desde que nascemos somos “colocados” num “grupo”, ou meninos ou meninas, e a partir daí entramos para dois mundos diferentes. Aos olhos da sociedade um rapaz deve brincar com carros, jogar à bola, ser mais aventureiro e as raparigas devem brincar com bonecas, ajudar a mãe em casa, serem mais emotivas. É certo que não se pode generalizar, pois as pessoas não são iguais. Até mesmo na vida profissional se vêm empregos que são mais para o homem, como mecânico, trabalhar nas obras… e para a mulher, como secretária, educadora de infância… apesar de haver um decréscimo com o passar dos anos.

Os estereótipos caracterizam-se por:


•Serem fundamentalmente de natureza cognitiva. Deste modo apresentam-se como noções, representações ou ideais seguros para orientar as relações sociais.
•Configurarem realidades sociais exteriores ao sujeito, como sejam pessoas, grupos e instituições
•Serem visões rígidas e simplistas, isto é, referem apenas os seus aspectos parcelares e caricaturais, isolados dos contextos complexos de que fazem parte.
•Serem uma espécie de rótulos que são dados a seres de uma classe ou categoria, que apresentam apenas os aspectos mais salientes, ignorando por vezes aspectos significativos.

Os estereótipos são vistos assim como “verdades” de fácil confirmação, pois baseamo-nos sempre na afirmação de “todos dizem”, e apresentam também uma enorme eficácia no que diz respeito à integração social, porque se existirem mais pessoas a pensarem da mesma forma que nós, mais fácil será a nossa integração.

3. Preconceitos




Preconceitos podem ser definidos como:
Antecipação de uma ideia que provém de uma excessiva crença podendo prejudicar alguém com essa concepção equivocada. Pré (antecipação) + Conceito(ideia, opinião)

Nivel 1 (verbalização negativa) - É quando um grupo maioritário faz piadas sobre um grupo minoritário (...)

Nivel 2 (Evitamento) - O grupo maioritário passa a deixar de lado o minoritário, deixando de haver contacto entre ambos. (...)´

Nivel 3 (Discriminação) - O grupo minoritário é discriminado, sendo-lhes negado oportunidades e serviços iguais às dos outros. (...)

(...)

4. Discriminação Social

Bifobia, Discriminação Etária, Heterofobia, Homofobia, Racismo, Xenofobia, Intolerância Religiosa (...).

Podemos definir assim descriminação como:

Acto de separar ou fazer distinção, baseando-se em características que por vezes são diferentes das características da sociedade onde o indivíduo está inserido, como a cor da pele, religião, orientação sexual, etc.


(...)
5. Conclusão


(...) A nossa mente nunca está 100% “limpa”, existem sempre algumas impurezas dentro dela, entre essas impurezas estão os preconceitos. Nós não somos os principais culpados da existência dos mesmos, pois todos eles são nos incutidos pela sociedade onde vivemos e pelas gerações anteriores.
(...)
(...) na maioria das vezes todos estes actos se devem ao facto das pessoas não querem conhecer o que é diferente delas, preferirem ficar na comodidade, do que partirem para a descoberta do que as distingue dos outros e que ao mesmo tempo as une. As pessoas tendem a ver primeiro os defeitos e depois as qualidades.





Vamos ser melhores pessoas...
Beijinhos*

Comments

3 Responses to "Sabem o que é discriminação? Não parece xD"

Anónimo disse... 5 de março de 2010 às 02:59

estou começando a ler seu brog, pois estou precissando de conselhos, se quizer ajudar para mantelo saiba que tenho grande prazer em te ajudar, quero ajuda pra mim sou bi ou gay :X
Precisso descobrir na pratica, hãm me manda um email e agente conversa porfavor me ajuda, thiagolucascastro@hotmail.com

Cisco disse... 5 de março de 2010 às 18:17

@Anónimo
Adicionado :p

Adolescente Gay disse... 5 de março de 2010 às 23:06

Obrigado pelas tuas palavras.
Um beijo.

Enviar um comentário

Faz qualquer comentário de qualquer natureza, terei todo o prazer em ler e, ainda, em responder! =P

seguidores